De todos os livros que li, vários se destacaram. O primeiro é a famosa coleção Harry Potter. Esta coleção consiste de sete livros todos a relatar uma história contínua. É uma coleção de aventuras, mistério e um pouco de ação. Cada um dos livros representa um ano escolar de Harry, na sua escola de feitiçeiros. Nestes livros, Harry Potter e os seus amigos são os heróis da história e vão para uma escola prestigiada de feitiçaria, Hogwarts. Quando estava a ler, consegui imaginar-me em vários cenários e a viver as mesmas aventuras. Senti-me a entrar no mundo da magia e da fantasia.
Na minha opinião, esta coleção é uma das minhas favoritas, porque mantém o suspense, está muito bem escrita e também porque é um dos meus géneros favoritos. Estes livros não são nada abprrecidos e têm um enredo que “prende” o leitor. No conjunto da coleção, o meu livro favorito é o quarto: Harry Potter e o Cálice de Fogo. Gostei deste livro em especial, pois, neste livro, há mais ação e, na minha opinião, a história é muito cativante e excitante. A autora chama-se J.K. Rowling. Esta coleção é tao conhecida e apreciada que os livros foram traduzidos para diversas línguas e foram feitos vários filmes baseados na história.
No entanto, também li outros livros que se destacaram. Uma coleção, que li há algum tempo, intitula-se Uma Aventura. Esta coleção é bastante conhecida em Portugal. As autoras são Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães. A coleção de Uma Aventura tem cerca de sessenta e quatro livros, todos com as mesmas personagens, porém, com histórias diferentes. Nesta coleção, as personagens são um grupo de cinco amigos e os seus cães. A ação decorre sempre em diferentes partes do mundo, deixando-me muito bem informada com todas as descrições e informações sobre cada local. Esta coleção é de aventuras, um género do qual eu gosto bastante.
Uma outra coleção é, por exemplo Patrícia. É uma coleção mais antiga, porque originalmente os livros tinham pertencido à minha mãe. Acho que esta coleção não teve a atenção suficiente, porque inclui alguns dos melhores livros que já li. A leitura desta história transportou-me para outro local e época. O texto é muito rico em adjetivos, por isso, consegui perceber e aprender muito vocabulário. Eu só tenho onze livros, contudo, que eu saiba, existem até pelo menos quarenta e cinco livros. Uma das razões pela qual quero ir a Portugal é para ir a uma livraria comprar os livros restantes. Conta a história de uma menina com treze a catorze anos e de como ela quer ser detetive quando crescer. Ela, Patrícia, tem todas as qualidades para o ser. Em cada livro, um novo e muito perigoso mistério é resolvido. Assim que os peguei, não os consegui largar. Eu recomendo esta coleção a qualquer pessoa que goste de ler e que não fique impressionada com histórias de rapto.
Concluindo, na minha opinião, a leitura é uma ótima atividade para passarmos os tempos livres, pode ajudar-nos a abrir novos horizontes e a dar largas à nossa imaginação.

Escrito por: Falcão
Comments